A receita de hoje vem de um pedido lá do Instagram do blog!
Que eu amo fazer bolo não é novidade, mas geralmente compartilho os bolos super elaborados que faço para festas. A verdade é que meu tipo de bolo favorito para comer é aquele bolo de vó, ideal para comer tomando um chá ou um cafézinho.
E o de hoje é nesse esquema! Um bolo de laranja fácil de fazer. Não tô aqui reinventando a roda, na internet tem várias receitas. Essa é uma adaptação do que funciona melhor para mim: sabor mais intenso e menos açúcar que o comum, sem perder a estrutura!
Ingredientes do bolo
- 2 laranjas bahia
- 2 ovos grandes
- 1/2 xícara de óleo
- 3/4 xícara de açúcar
- 2 xícaras de farinha
- 2 colheres de sopa de fermento
Modo de preparo
- Pré-aqueça o forno em 180ºC e deixe-o esquentando por pelo menos 20 minutos antes de colocar o bolo;
- No liquidificador, adicione o suco e as raspas das laranjas, os ovos, o óleo e o açúcar. Bata até fazer um creme homogêneo;
- Aos poucos adicione a farinha, bata pulsando até misturar tudo;
- Por fim, acrescente o fermento, dê uma última batida rápida;
- Leve a mistura numa untada e enfarinhada ao forno 180ºC por 45 minutos ou até fazer o teste do palito e ele sair limpo.
Observações
- Nesse bolo, usaremos as raspas e o suco das laranjas. Para um gosto mais intenso deixe as raspas das laranjas de molho no suco enquanto você separa os outros ingredientes.
- Use uma espátula para retirar a farinha que grudar nas paredes do liquidificador e pulse para misturar completamente.
- Não bata muito enquanto estiver colocando a farinha para o bolo não pesar.
- Caso esteja com receio disso acontecer, leve o creme homogêneo para um bowl e adicione a farinha ao poucos misturando delicadamente com um fuet (batedor) e vai dar certo também!
- O bolo fica super fofinho e molhadinho, não é necessário fazer uma calda. 🙂
- Quer uma cobertura? Pode usar a mesma de um bolo de cenoura, por exemplo. Como eu gosto dele purinho, coloquei mais raspas de laranja em cima e foi um sucesso!
E agora as fotos!

Meu parecer
Melhor coisa para se fazer se você tiver 1 hora livre na semana! Rende bem e dura uns 5 dias coberto e fora da geladeira. Difícil é não comer tudo de uma vez só!
E vocês, o que acharam dessa receita? Deixem aí nos comentários! E se fizerem, postem no Instagram e marca o blog @pediumcha para eu ver! 😀
Beijos e tot ziens!
Fotos: arquivo pessoal.