Olááá!
A receita de hoje é a mais saudável do blog até agora!
Ela é vegana, crua e sem açúcar! E a melhor parte mesmo? É deliciosa!!!
Essa receita é ideal para quem quer comer saudável, mas tem aquela queda por doce depois do almoço, no meio da tarde ou está se sentindo meio sem energia a qualquer hora do dia.
Além de conter ingredientes super naturais ainda é mega flexível, ou seja, você precisa só manter os princípios dos componentes, mas pode usar os ingredientes que preferir.
A base da receita é uma fruta seca que proporcione uma massa grudenta depois de processada em um mixer ou processador, pode ser tâmara, damasco, uva passa. Além de ser responsável pela forma, esse componente é importante por ter um alto índice glicêmico e vai nos proporcionar um boost de energia.
Outro componente importante é uma oleaginosa, seja castanha, nozes, amêndoa, a que você preferir. Que além de ser super rica em nutrientes, ajuda a manter a saciedade por mais tempo.
A terceira e última categoria de componentes é o “extra”, o que você quiser adicionar para ter os benefícios nutritivos e também para dar sabor. Pode ser canela, cacau em pó, nibs de cacau, coco ralado e por aí vai.
Para finalizar, você pode utilizar um dos ingredientes anteriores para cobrir a trufa, pois como a massa é um pouco grudenta e a oleaginosa pode soltar um pouco do seu óleo ao ser processada, fazer essa cobertura final é importante para que você consiga guardar mais facilmente em potes, transportar e até mesmo segurar para comer.
Bom, vamos à receita que eu fiz!
Ingredientes
- 300g de tâmaras sem caroço;
- 150g de castanha de caju;
- 1 colher de chá de canela em pó;
- 2 colheres de sopa de cacau em pó;
- 1 xícara de coco ralado.
Modo de preparo
- Adicione as castanhas no processador ou mixer e pulse até que elas fiquem em pedaços menores;
- Adicione os demais ingredientes e processe até que eles se transformem em uma massa homogênea e com liga;
- Com o auxílio de uma colher de chá, formate a massa em bolinhas;
- Cubra as bolinhas com o coco ralado e está pronto!
Observações
- Não processe a oleaginosa por muito tempo, só o suficiente para ficar em pedaços menores na trufa. Caso processe muito, ela vai soltar muito óleo e você pode acabar com uma manteiga.
Fotos
Meu parecer:
Suuucesso! Tem gosto de sobremesa, é saudável e dá mais energia pro corpo! Virou meu doce da vez. Já estou pensando em outras combinações aqui! 😀
Experimentem fazer em casa e me contem o que acharam aqui nos comentários!
Beijos e tot ziens!
Fotos: arquivo pessoal.