Momento beleza |Agosto|

Olááá!

Quanto tempo! 😀

Estava com saudade de postar aqui e com mais saudade ainda dessa coluna!

Hoje quero começar um assunto novo aqui no blog – unhas! Quem me segue no Instagram (@pediumcha), sabe que eu adoro fazer unhas e sempre posto por lá os esmaltes que eu uso. Há algumas semanas, estava fazendo as minhas unhas quando de repente meu alicate quebrou! Terminei de fazer com ele quebrado do jeito que deu e até que consegui resolver bem a situação. Eis que na mesma semana uma amiga me pergunta se eu estava tirando a minha cutícula e se tinha post sobre esse assunto por aqui. E não, não tinha.

Bom, talvez eu devesse começar pelo começo. 😀

Sempre gostei de usar esmalte, desde muito pequena, mas tirar a cutícula é algo que eu comecei a fazer já quando adolescente. A princípio tirava só na manicure, mas como eu sempre tive interesse por unha e esmalte, e já fazia a minha própria unha, achei que seria interessante tentar tirar a cutícula eu mesma também.

Com o tempo e com a prática, comecei a entender que tirar muita cutícula só ficava bom nos primeiros dias e que depois a pele começava a crescer cada vez mais e mais grossa. Além disso, muitas vezes, na tentativa de afundar muito, eu acabava me cortando e tirando o famoso “bife”, que não bastava sangrar um monte, ainda doía por dias e vez ou outra ainda inflamava. Ou seja, aprender a tirar pouco e só o excesso, já foi um bom avanço.

Por volta de 2010, quando eu descobri blogs de unha como o Unha Bonita, eu encontrei uma nova maneira de lidar com as cutículas: não tirar mais! Achei incrível porque parecia ser mais saudável e, de quebra, me pouparia um bom tempo.

Bom, na época eu parei e fiquei uns 3 anos sem tirar. Voltei a tirar depois que me mudei para a Holanda, numa combinação de falta do que fazer aqui e um cuidado precário das cutículas. Um ano e meio depois, alicate quebrado e graças a amiga que me lembrou dessa história, estou aqui de novo. Não vou dizer que dessa vai ser pra sempre porque eu não tenho dessas… Mas dessa vez, eu vou compartilhar com vocês o lado bom e lado chato por aqui. Pois é, chato entre aspas, porque não machuca e não dói, só pode ficar com a aparência um pouco estranha no começo, mas isso a gente vai levando.

Como eu disse, no começo é bem estranho porque a cutícula está acostumada a crescer toda vez que você tira, mesmo que tenha tirado pouco ou só o excesso. Logo ela vai crescer e vai ficar grossa, Mas a boa notícia é que é passageiro e é possível sim parar de tirar.

Bom, essa semana fiz as unhas sem tirar cutícula e tirei algumas fotos para postar aqui. Então, vamos às fotos!

IMG_2387Aqui, na primeira foto, temos as unhas sem fazer. Não fazia há duas semanas, então a cutícula estava bem grossa, um pouco ressecada, pelinhas levantadas e algumas pelinhas durinhas ao redor da unha. #teenso ˆˆ

IMG_2392Para fazer, uso água morna – para amolecer a cutícula; uma espátula para empurrar a cutícula com o lado “pá” e com o outro lado passo embaixo da cutícula que foi empurrada porque alí sempre tem um excesso de pelinha; um alicate, sim, é útil para tirar as pelinhas que estão levantadas e/ou durinhas e incomodam; uma lixa para acertar o tamanho e formato; e uma base.
IMG_2435Aqui, na segunda foto, as unhas depois de limpar e lixar!
IMG_2462Aqui, na terceira foto, unhas esmaltadas.
IMG_2488

Foto com as unhas esmaltadas e com o vidro de esmalte retirada do instagram do blog @pediumcha.

Bom, esse é o resultado das unhas essa semana. É, dá para ver a cutícula, mas faz parte. Leva um tempo para elas diminuírem, mas com cuidado e hidratação elas reduzem.

O que vocês acham desse tipo de post por aqui? Vocês tiram a cutícula? Gostam? Acham estranho? Deixem aí nos comentários!

Imagens: arquivo pessoal.

3 comentários sobre “Momento beleza |Agosto|

  1. Pingback: Momento beleza |Unhas| | Pedi um chá

Deixe o seu comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s