Olááá!
Resolvi criar um espaço no blog para conversarmos sobre “tipos de coisas/comidas/bebidas”, que eu nunca sei como começar! Então, achei que entrar como uma conversa num momento “chá da tarde” seria bem pertinente à minha realidade e ao nome do blog. 😉 E o assunto de hoje, como vocês já viram no título é sorvete, ou melhor, sobremesa gelada. Porque aqui vamos falar de diferentes tipos: sorvete, sorbet, gelato e raspadinha.
Tem dias que me dá vontade de comer algo suculento e geralmente o que sacia essa vontade é sorvete! É bem verdade que, no Brasil, muitas vezes eu trocava o sorvete por picolé pela facilidade de achar sem leite, mas meu avô (beijos, vô Carlos!) sabe que eu não sou de recusar algumas bolas na hora da sobremesa!
Como no Brasil sorvete de pote encontrado no mercado é algo muito comum, eu acho que acaba sendo a principal fonte de consumo dessa sobremesa, mas existem outros tipos e nem sempre a gente sabe a diferença entre elas. Por essas e outras, resolvi pesquisar um pouco sobre as diferenças e achei que seria legal compartilhar aqui com vocês.
Bom, então vamos começar pela forma base do sorvete que encontramos quando o assunto é “sobremesa gelada”:
Gelato
Gelato não é só um nome diferente ou em italiano para “sorvete” é, de fato, uma outra forma de fazer a “sobremesa gelada”. O gelato é preparado diariamente e com ingredientes frescos, tem como base o leite, mas tem menos gordura que um sorvete de pote vendido no mercado, e a quantidade de água e açúcar varia de acordo com o sabor, pois cada um precisa de uma quantidade diferente para não formar cristais de gelo, influenciando na cremosidade do produto final e ele é batido de forma a não ter muito ar o que acaba deixando ele mais denso.
Sorvete
O sorvete é aquele que eu e você conhecemos bem, vendido no mercado, e em muitas sorveterias por aí. Ele possui a mesma ideia-base do gelato, mas tem mais gordura, geralmente não é feito com ingredientes frescos, têm adição de corantes e aromatizantes e contém mais água para ser congelado e durar mais tempo, por isso muitas vezes encontramos cristais de gelo e ele não fica tão cremoso. Mesmo com todas essas diferenças e alguns pontos negativos, ainda há quem não resista um napolitano ou passas ao rum (oi! :))!
Sorbet
Ah, o sorbet… uma das minhas formas favoritas de “sobremesa gelada”! Ele é um ‘sorvete’ a base de água, então não contém lactose, tem pouca ou nenhuma gordura e é um sorvete denso, ou seja, pouco aerado. Ele pode ser feito com saborizadores artificiais, com suco ou com purê de frutas. É uma opção leve e muito saborosa!
Um fato interessante, que o dono de uma sorveteria me disse uma vez, é que pode ser que haja traços de leite no sorbet, porque ele geralmente é batido na mesma máquina que os gelatos ou sorvetes.
Raspadinha
A raspadinha é irmã do sorbet e é o que mais se aproxima da forma primária de se fazer sorvete na face da Terra. Nos primórdios da história do “sorvete”, era basicamente uma mistura de neve e suco concentrado de alguma fruta, diz a lenda que o de uva. Conhecida como granita na região da Sicília, onde surgiu, a raspadinha é feita com gelo, açúcar e frutas e pode ser feita de duas maneiras: na mesma máquina que se produz o gelato, ficando com uma textura mais fina, o sorbet; ou então, congelada grosseiramente e sendo raspada depois, o que faz ela ficar com grânulos de gelo mais grossos.
E vocês, já conheciam as diferenças entre essas “sobremesas geladas”? Qual é a sua preferida? E o que acharam desse tipo de post? Deixem aí nos comentários! 😀
Beijos e tot ziens!
Imagens: Pinterest.
Eu fico com o “Sorbet”, não conhecia as diferenças entre as sobremesas geladas mas adorei as dicas. Agora, na falta do meu preferido fico com qualquer um…rsrsrs
Obrigada, papis!
Também tenho meus favoritos, mas “sorvete” sempre vai bem! hahaha
Beijos