Olááá!
Receita atualizada – Maio/2019
Estava ansiosa para começar a postar receitas – êêêê! Quem me conhece sabe que eu tô longe de ser uma chef, mas amo cozinhar e me aventurar na cozinha. É bem verdade que nem sempre dá certo, mas o importante é aprender e isso sempre acontece mesmo com um brigadeiro queimado – hahaha!
A receita de hoje é especial e é uma das minhas favoritas! Tem sabor de infância, de casa de vó, lanche da tarde, sábado preguiçoso. Ou seja, pura delícia! Pão de queijo!!! 🙂
Para ser bem sincera, nunca tinha feito pão de queijo em casa. O máximo que eu já fiz foi ficar do lado da minha avó e da minha tia avó enquanto elas preparavam a massa. Mas quando eu mudei para a Holanda, coisas simples como ter pão de queijo no lanche da tarde sumiram! Então, a vontade de aprender a fazer, que já era grande, tomou conta! Sendo assim, compramos um forninho elétrico e começamos – sim, eu e o aug (o namorido) – a procurar uma receita que desse água na boca. E eis que achei uma no site I Could Kill For Dessert e a única preocupação foi adaptar o queijo porque não achamos o meia cura por aqui.
Vou colocar aqui a receita que eu usei -adaptada- para fazer o pão de queijo e a original vocês encontram o link no final desse post!
Ingredientes
- 460 gramas de farinha de tapioca
- 200 ml de leite integral
- 100 ml de água
- 85 ml de óleo
- 2 ovos
- 300 gramas de queijo
- 1 colher de chá de sal
Pontos importantes!
Povilho: aqui na Holanda não encontro povilho doce ou azedo, aqui tem: farinha de tapioca. Funciona? Sim! (*Compro no mercado turco, vende por: tapioca)
Queijo: também não encontrei o queijo meia cura, usado tradicionalmente, então troquei por 300g de Gouda extra belegen.
Sal: como o queijo é um pouco mais salgado tentamos não colocar muito mais. Aqui, geralmente usamos uma colher de chá.
Preparação
- Rale os queijos e deixe separado.
- Coloque a farinha em uma tigela.
- Abra, separadamente, os dois ovos.
- Coloque a água, o óleo, o leite e o sal no fogo e deixe até a mistura começar a ferver.
- Assim que a mistura estiver quente adicione à farinha de tapioca na tigela. Primeiramente, mexa a mistura -farinha e líquido- com uma colher de pau até que a temperatura abaixe um pouco e seja possível terminar de mexer a massa com as mãos.
- Quando a massa estiver homogênea e morna, adicione um ovo e mexa até a massa ficar homogênea novamente. Depois, repita o mesmo processo com o segundo ovo.
- No final, adicione o queijo aos poucos enquanto mexe e incorpora eles na massa.
- Para finalizar, passe óleo nas mãos e modele as bolinhas.
Se quiser assar, pré-aqueça o forno a 170ºC e asse por 25 minutos.
Se quiser congelar, coloque as bolinhas, separadamente, em uma forma e deixe no congelador até que elas congelem . Depois é só juntá-las em um saquinho e guardar no congelador novamente.
Rendimento
Bolinhas médias: 45 unidades.
Bolinhas pequenas (no tamanho das que constam nas fotos abaixo): 90 unidades.
Já fiz essa receita três vezes em menos de dez dias e não vejo a hora de ter um congelador e poder guardar as bolinhas prontas e só assar na hora de comer! Huuum!
Bom, tirei algumas fotos da última fornada para vocês!
O que acharam dessa receita? Tem alguma comida que vocês gostariam de ver a receita por aqui? Deixem aí nos comentários!
Beijos e tot ziens!
*A receita original você encontra aqui.
Imagens: arquivo pessoal.
Pingback: Faça três pedidos |Junho| | Pedi um chá!
Lingss me deu água na boca o seu pão de queijo! Vou tentar faze-lo.
êêêê! Se fizer manda foto pra mim e conta se gostou do resultado! 😀
Adorei a receita!
Tia, dá para assar no forninho elétrico! 😉
Hummmm! Parece muito gostoso! Adoro pão de queijo quentinho, quando sai do forno. Já vi que vou ter que pedalar muito na Holanda! Quero provar desse também!
Mamis, fica muito bom! Bicicleta é o que não falta aqui!!!
Te amo!