Oláá!
Hoje quero falar um pouco sobre o Dia do Rei aqui na Holanda e o que eu achei do “evento”.
Um fato curioso sobre a Holanda é que, desde 1890, essa data era comemorada como “Dia da Rainha”, primeiro com a rainha Guilhermina, depois a rainha Juliana e por último a rainha Beatrix. Ao ascender ao trono, a rainha Beatrix optou por manter o “Dia da Rainha” no dia do aniversário da mãe, 30 de Abril, dado que seu aniversário é em janeiro e as condições climáticas não são favoráveis para a realização de festividades ao ar livre, como de costume. Ano passado (2013), após 33 anos de reinado, a rainha Beatrix abdicou, como de costume por aqui desde a rainha Guilhermina, e o seu filho Willem-Alexander, ascendeu ao trono. Desde então, o “Dia da Rainha” tornou-se “Dia do Rei” e a data de comemoração mudou para 27 de Abril, dia do aniversário do rei. Mas como nesse ano o dia 27 caía em um domingo, o feriado e as festividades foram feitas dia 26, sábado. Outro fato é que a família real é da Era Oranje-Nassau, e “oranje” significa laranja, por isso o fato dessa cor representar a monarquia e o país. Sendo assim, é bem comum ver coisas relacionadas à Holanda com essa cor, como camisas da seleção holandesa de futebol e holandeses em dias de comemorações!
Bom, no “Dia do Rei”, eu saí de casa, a caminho do centro da cidade, por volta das 15h e na rua já via algumas pessoas usando laranja. Quando fui me aproximando do centro, a quantidade aumentava significativamente. No centro era raro alguém não estar com pelo menos um acessório laranja -até eu tinha laranja na minha blusa! Além do empenho em usar a cor do país, os holandeses também estavam super animados! Em cada esquina tinha uma banda ou um DJ diferente! O público era bem variado, desde crianças em carrinhos à idosos e todos se divertindo. Ao longo dos canais, entre as tendas de música, tinham barracas de comidas típicas (batatas e sanduíches) ou não (cachorro quente, kebab), cervejas, salada de frutas (oi?), e… um mercado de pulgas enorme! Era possível comprar de tudo: sapatos, roupas, louça, brinquedos… e acho que em algumas barracas até tinham coisas novas – muito legal! Para mim o clima era de copa com carnaval e feira! hahaha
Vale lembrar que eu estou morando em Delft, uma cidade beeem pequena, nas cidades maiores as festas, pelo o que eu ouvi falar, são muito maiores e superlotadas! Bom, acho que só não me diverti mais porque fui sozinha (minha dupla dinâmica estava viajando) e porque lá pelas 17h começou a ficar muito (MUITO) cheio e eu comecei a ficar sem ar e agoniada, daí voltei cedo. Mas é um passeio muito legal! Espero poder ir nos próximos anos também! 😉
Agora… fotos!
Chegando no centro da cidade (oude kerk – igreja antiga – ao fundo)!
Bandeiras penduradas nas casas, fitas laranjas e bicicletas!
Enfeites laranjas para todo lado! Na primeira tenda-barco, estava tendo um show e o pessoal em volta cantava e pulava muito! #animaçãomara E na segunda, aqui, quando o clima começa a esquentar, os restaurantes colocam esses “barcos” com mesas nos canais para receber os clientes ao ar livre.
Mercado de pulgas!
Mais mercado de pulgas!
E foi assim que o dia terminou em Delft! Até o céu ficou laranja! 🙂
E vocês? Já passaram o “Dia da Rainha” ou esse “Dia do Rei” por aqui? O que acharam?
Gostaram desse tipo de post? Estou pensando em fazer outros sobre Delft e o resto da Holanda. O que acham? Deixem aí nos comentários!
Beijos e tot ziens (até breve)!
Imagens: arquivo pessoal.
Lindo, karen!
Pode continuar postando matérias relacionadas. Ficou 10! Adorei!
Bjs,
Papis.
Pode deixar!
Obrigada, papis!
Ai que fotos lindas! *-*
Obrigada, lora! ˆˆ
Pedi um chá! é cultura. Adorei saber sobre o dia do Rei. Muito interessante.
Obrigada, tia! Que bom que você gostou!!! 😀
Que bonito! Espero poder passear aí no dia do rei. Bjs!
Esperamos você! ;D