Dia do rei na Holanda!

Oláá!

Hoje quero falar um pouco sobre o Dia do Rei aqui na Holanda e o que eu achei do “evento”.

Um fato curioso sobre a Holanda é que, desde 1890, essa data era comemorada como “Dia da Rainha”, primeiro com a rainha Guilhermina, depois a rainha Juliana e por último a rainha Beatrix. Ao ascender ao trono, a rainha Beatrix optou por manter o “Dia da Rainha” no dia do aniversário da mãe, 30 de Abril, dado que seu aniversário é em janeiro e as condições climáticas não são favoráveis para a realização de festividades ao ar livre, como de costume. Ano passado (2013), após 33 anos de reinado, a rainha Beatrix abdicou, como de costume por aqui desde a rainha Guilhermina, e o seu filho Willem-Alexander, ascendeu ao trono. Desde então, o “Dia da Rainha” tornou-se “Dia do Rei” e a data de comemoração mudou para 27 de Abril, dia do aniversário do rei. Mas como nesse ano o dia 27 caía em um domingo, o feriado e as festividades foram feitas dia 26, sábado. Outro fato é que a família real é da Era Oranje-Nassau, e “oranje” significa laranja, por isso o fato dessa cor representar a monarquia e o país. Sendo assim, é bem comum ver coisas relacionadas à Holanda com essa cor, como camisas da seleção holandesa de futebol e holandeses em dias de comemorações!

Bom, no “Dia do Rei”, eu saí de casa, a caminho do centro da cidade, por volta das 15h e na rua já via algumas pessoas usando laranja. Quando fui me aproximando do centro, a quantidade aumentava significativamente. No centro era raro alguém não estar com pelo menos um acessório laranja -até eu tinha laranja na minha blusa! Além do empenho em usar a cor do país, os holandeses também estavam super animados! Em cada esquina tinha uma banda ou um DJ diferente! O público era bem variado, desde crianças em carrinhos à idosos e todos se divertindo. Ao longo dos canais, entre as tendas de música, tinham barracas de comidas típicas (batatas e sanduíches) ou não (cachorro quente, kebab), cervejas, salada de frutas (oi?), e… um mercado de pulgas enorme! Era possível comprar de tudo: sapatos, roupas, louça, brinquedos… e acho que em algumas barracas até tinham coisas novas – muito legal! Para mim o clima era de copa com carnaval e feira! hahaha

Vale lembrar que eu estou morando em Delft, uma cidade beeem pequena, nas cidades maiores as festas, pelo o que eu ouvi falar, são muito maiores e superlotadas! Bom, acho que só não me diverti mais porque fui sozinha (minha dupla dinâmica estava viajando) e porque lá pelas 17h começou a ficar muito (MUITO) cheio e eu comecei a ficar sem ar e agoniada, daí voltei cedo. Mas é um passeio muito legal! Espero poder ir nos próximos anos também! 😉

Agora… fotos!

IMG_7054

Chegando no centro da cidade (oude kerk – igreja antiga – ao fundo)!
IMG_7063

Bandeiras penduradas nas casas, fitas laranjas e bicicletas!

IMG_7077

Enfeites laranjas para todo lado! Na primeira tenda-barco, estava tendo um show e o pessoal em volta cantava e pulava muito! #animaçãomara E na segunda, aqui, quando o clima começa a esquentar, os restaurantes colocam esses “barcos” com mesas nos canais para receber os clientes ao ar livre.

IMG_7078

Mercado de pulgas!

IMG_7080

Mais mercado de pulgas!

IMG_7087

E foi assim que o dia terminou em Delft! Até o céu ficou laranja! 🙂

E vocês? Já passaram o “Dia da Rainha” ou esse “Dia do Rei” por aqui? O que acharam?

Gostaram desse tipo de post? Estou pensando em fazer outros sobre Delft e o resto da Holanda. O que acham? Deixem aí nos comentários!

Beijos e tot ziens (até breve)!

Imagens: arquivo pessoal.

8 comentários sobre “Dia do rei na Holanda!

Deixe o seu comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s