Campanha “Põe no Rótulo”

Olááá!

Hoje o post é longo, mas é por uma boa causa! 🙂

Vocês têm alguma comida ou bebida que só de pensar fica enjoada? Eu tenho algumas, mas a principal é: vitamina! Toda vez que eu comia algo com leite passava mal, ficava enjoada, com dor de barriga e outras coisas, mas os meus pais nunca deram muita bola pra isso e achavam até que era frescura. Acabou que eu cresci gostando mais de coisas sem leite. Depois de grande, durante uma crise de enxaqueca, fui a vários médicos fazer exames para ver se achava a causa -não descobri ainda- mas um dos resultados deu que eu tenho intolerância à lactose, muito forte. Aí, tudo fez sentido na vida! (hahaha) Desde então, toda vez que vou comer fora de casa fico atenta aos alimentos e bebidas com leite, porque eu passo mal mesmo. Às vezes eu me atrevo e geralmente me arrependo… (passo mal de ficar verde! hahaha) Em casa, eu evito ao máximo comer e beber coisas com leite e tem épocas que me sinto até um pouco intoxicada, então procuro zerar a minha ingestão de lactose.

Um dia desses esbarrei na campanha “Põe no rótulo” (#poenorotulo). Essa campanha foi criada por várias famílias para enfatizar a importância da rotulagem clara e completa nos alimentos, e busca também uma norma que obrigue as empresas do ramo alimentício no Brasil a informarem detalhadamente no rótulo se o alimento contém substâncias ou traços de alérgenos. Pesquisando, vi que em outros países isso já acontece e aqui na Holanda já tinha reparado que muitos rótulos contém informações sobre glúten, proteína do leite, do ovo, etc. A questão é que pessoas que não tem alergia ou não cuidam de alguém que tenha, muitas vezes não reparam nisso, mas quem cuida de pessoas com alergia ou mesmo quem tem, sabe o quanto é importante estar atento à composição dos alimentos. Vale lembrar que em casos de alergia, uma crise muito forte pode causar até um choque anafilático levando a pessoa à morte.

Eu sei que o meu problema com a intolerância é diferente de quem tem alergia à proteína do leite, mas em qualquer caso é importante saber o que está comendo, inclusive quando se quer evitar aquilo por algum motivo.

A questão é: muitos alimentos não deixam claro no rótulo que contém algo alergênico, por exemplo: além do leite, ovo – citados anteriormente; as oleaginosas, os crustáceos etc. Em alguns casos só é possível descobrir esses detalhes ligando no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) das empresas. O que, convenhamos, pode ser bem estressante se você tiver que fazer com muita frequência. E isso é sério!

Então, se você quer ajudar nessa causa, divulgue a campanha #poenorotulo!

Para mais informações acesse o site da campanha #poenorotulo clicando no site aqui e página no Facebook aqui.

Vamos juntos torcendo por mais uma boa causa!

3 comentários sobre “Campanha “Põe no Rótulo”

  1. Pingback: Dicas de chá – Pedi um chá

Deixe o seu comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s